O final do ano está chegando e a Receita Federal está encaminhando cobranças para as micro e pequenas empresas, enquadradas no Simples Nacional que estão com seus impostos atrasados, podendo gerar exclusão do sistema do simples nacional e enquadrando as empresas no lucro presumido ou se for escolha da empresa, no lucro real. Certamente este desenquadramento provocará um aumento na carga tributária.
Os escritórios de contabilidade já começaram a alertar as empresas para que regularizem os pagamentos para evitar o desenquadramento
As empresas que receberem as cobranças do Simples poderão fazer um parcelamento até janeiro. Após esse prazo, a empresa será excluída do Simples, podendo retornar somente em 2017, com a exigência de estar com todos os impostos em dia.
A troca do tipo de tributação pode acabar inviabilizando a atividade da empresa, pelo custo elevado da tributação, comprometendo a continuidade da empresa , por isso, é fundamental que todos estejam atentos às cobranças do Simples e mantenham o pagamento em dia, evitando problemas futuros para seu negócio.
Se o contribuinte optante pelo Simples Nacional considera a tributação elevada, verificará que é ainda maior pelo regime de tributação com base no Lucro Presumido ou Lucro Real, pois, além da elevada carga tributária, estará sujeito a inúmeras obrigações acessórias que também geram multas se não forem entregues. Adicionalmente poderá haver uma elevação nas mensalidades que os escritórios de contabilidade cobram para realizar o serviços destas empresas mais complexas.
Por exemplo, as empresas pelo lucro presumido e lucro real são obrigadas a entrega do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). A empresa terá também que aumentar a sua estrutura administrativa e operacional para atender a essas demandas.
Por mais difícil que seja a situação com a qual algumas empresas venham a se deparar, tudo tem uma forma legal de regularização, desde que o empresário tenha interesse. No entanto, só é permitido parcelar o imposto uma vez por ano, independente de parcelamentos anteriores.
É sempre melhor ficar no Simples nacional, pois, a empresa paga oito tributos em um só, reduzindo significativamente o custo para a empresa, já que a cobrança é feita de acordo com o faturamento mensal do negócio.
Recomendamos a todos que estão nesta situação paguem o simples, para que, no ano que vem, possam continuar nesse sistema.
Consulte sempre o seu escritório de contabilidade para maiores esclarecimentos sobre o parcelamento do simples nacional.