Com a crise que se instaurou neste ano de 2015 e com o crescente aumento do desemprego, a ideia de abrir um negócio próprio bate mais forte nos corações dos brasileiros e chega a hora de tomar essa decisão da abertura de empresa.
Para evitar investir em estruturas pesadas que vai consumir mais dinheiro e, obviamente, maior risco, uma alternativa é começar o negócio em um escritório virtual.
A decisão requer muito planejamento, disciplina e organização e deverá ser traduzido num plano de negócios. Porém, vamos focar somente nos aspectos burocráticos da formalização da abertura da empresa.
Abrir uma empresa não é nada fácil devido a burocracia atual no Brasil. Esta burocracia não ajuda e a abertura de empresa requer a análise prévia dos diversos requisitos para a sua abertura.
Alguns pontos a serem observados para a abertura de uma empresa em um escritório virtual
1) Escolha de um Escritório de contabilidade
É importante, mais muito importante, pedir auxílio de um escritório de contabilidade e ou a um contador no processo de abertura de empresa
2) Escolha de um escritório virtual que “alugará” o endereço fiscal e ou comercial.
Se a sua futura empresa for uma empresa que necessite de um endereço de prestigio, você deve procurar um escritório virtual na região da Paulista ou Berrini, por exemplo. Se a empresa somente precise do endereço, você pode escolher um escritório virtual de bairro como o bairro do Butantã.
Estes escritórios tem toda a infraestrutura para acolher a sua empresa com um custo de menos de 5% em comparação com um escritório físico, sem ter as dores de cabeça de ter um escritório físico.
3) Licenças e alvarás
Os escritórios virtuais somente atendem empresas prestadores de serviço. Empresas comerciais e aquelas que exigem licenças especiais para funcionalmente não podem ser instaladas nos escritórios virtuais.
Os escritórios virtuais não atendem, por exemplo, as seguintes licenças e alvará.
4) Passo a passo para a abertura de empresa
1º. definir o tipo de atividade
2º. procurar um contador
3º. definir o tipo de empresa
4º. definir o quadro societário
5º. Definição dos nomes
6º. Capital Social
7º. Cópias de Documentos
8º. Registro nos órgãos