Pode. Você pode também construir um carro sem a ajuda de um engenheiro, pode redigir um contrato sem o advogado, pode fazer um jardim sem a ajuda do jardineiro e até tomar um remédio sem a consulta de um médico.
A pergunta que você deve se fazer: “vale a pena abrir uma empresa sem a ajuda de um escritório de contabilidade ou contador?”
Para abrir uma empresa é precisa conhecer a legislação societária, conhecer os tramites das repartições públicas, terá que redigir o contrato social, conhecer o processo de cadastro web, DBE, conectividade social. Sem contar as filas. Filas no banco para pagar as taxas de abertura de empresa, fila nas JUCESP, RECEITA, PREFEITURA e Posto Fiscal.
O tempo que irá gastar apenas apreendendo como se faz abertura de empresa será de algumas semanas. Depois vai gastar mais algumas semanas para abrir a empresa. Terá que ir várias vezes a cada repartição. Em dia de pouca fila a espera pode ser de pelo menos uma hora, quando tem muita fila pode esperar o dia inteiro para ser atendido.
Este tempo que você vai gastar é menos tempo para se dedicar ao seu negócio, em procurar os fornecedores, estruturar a sua empresa, angariar clientes, etc.
Não é raro chegarem empresários nos escritórios de contabilidade com o processo de abertura de empresa pela metade. O resultado é que barato sai mais caro pois normalmente perdem todo o tempo que já gastaram e temos ainda o retrabalho de acertar o processo de abertura de empresa
Depois da abertura de empresa você obrigatoriamente precisará contratar um escritório de contabilidade ou contador. A contabilidade é obrigatória para todas as empresas, exceto as empresas MEI. Por que não contratar a assessoria contábil desde nascimento da empesa
Caso queira mais informações ou uma proposta de como abrir uma empresa, clique aqui